Pular para o conteúdo principal

Metodologia


Utilizar-se-á como metodologia a análise dos fundamentos teóricos para a compreensão da temática, entrevistas estruturadas com moradores, pesquisadores e gestores. Pretende-se também realizar registro audiovisual para um documentário, assim como pensar em uma Govtech para solução de problemas na gestão. A pesquisa deve demonstrar os processos de planejamento, participação social, desenvolvimento local e gestão das políticas públicas urbanas e ambientais.

Nestas condições, o método utilizado neste trabalho envolve o método dedutivo porque parte do geral, ou seja, pensar no global e agir no local, no que envolve os fundamentos teóricos para a compreensão Planejamento, participação Social e Desenvolvimento Local, mas não esquecer o método indutivo, pois considera o particular, o papel da Gestão Participativa em prol do Desenvolvimento Local do município de Belém.

Para Gil (1991) apud Da Silva e Menezes (2005, p. 83): 

[A] Pesquisa Exploratória visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; (...) análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.

De acordo com Da Silva e Menezes (2005, p. 20): 

[A pesquisa qualitativa] considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. (...) O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

Também serão realizadas entrevistas estruturadas com moradores, pesquisadores e gestores. Além da realização de registro audiovisual para um documentário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Referências Bibliográficas

ANSOFF, H. Igor. Implantando a administração estratégica . São Paulo : Atlas, 1993. AUAD, Denise. PEDROSA, João Cláudio Hernanes. MARTIMIANO, Maria de Lourdes. TANGANELLI, Rogério Ferrari. Mecanismos de participação popular no Brasil: plebiscito, referendo e iniciativa popular . Revista Brasileira de Direito Constitucional, São Paulo, n. 3, p. 291-323, jan./jun. 2004. DE LA YATA . S. A. La construcción Social del Espacio en la Ciudad Sustentable: La gestión de ciudadana como elemento esencial del Diseño Urbano. en García, V. M. y otros, Anuario de Investigación sobre Diseño Sustentable, Universidad Autónoma de Tamaulipas. México. 2006. DIEGUES, Geraldo César. O controle social e a participação nas políticas públicas: o caso dos conselhos gestores municipais . Revista NAU Social, Salvador, v. 4, n. 6, p. 82-93, mai./out. Disponível em: < https://portalseer.ufba.br/index.php/nausocial/article/view/31241/18609 >. Acesso em: 29 abr. 2021. DRUCKER, Peter. Introdução a Adminis...